Brincadeiras Comuns de Crianças no Canadá [Projeto Mães no Canadá]

Conforme combinado, chegou o dia 20 de junho e nosso primeiro post do Projeto Mães no Canadá está no ar. Para você que não está entendendo nada, leia esse post Projeto Mães no Canadá | 13 mães x 1 tema: Maternar no Exterior

O tema deste mês é sobre Brincadeiras Comuns de Crianças no Canadá, e eu vou falar especificamente sobre brincadeiras ao ar livre, pois é o que temos vivido atualmente com a Livia, que tem quase 2 anos.
Eu nasci e vivi boa parte da minha infância na cidade de São Paulo. No bairro onde morávamos, na Zona Leste da cidade, há 30 anos atrás ainda tínhamos um pouco de liberdade para podermos brincar na rua a tarde toda depois que voltássemos da escola e aos finais de semana. Eu brinquei muito de esconde-esconde, pega-pega, pular amarelinha e de queimada! Foi uma infância de muita perna ralada e pés sujos 😀
Tanto eu como o Bruno sempre tivemos o desejo de que nossos filhos pudessem ser livres para brincar na rua com segurança, pois entendemos que isso é parte essencial para o desenvolvimento da criança. A Livia completa 2 anos no mês que vem, e cada vez mais ela tem se interessado por estar fora de casa explorando tudo ao seu redor e conhecendo outras crianças. Nossas brincadeiras com ela envolvem muitas atividades ao ar livre, passeios aos parques e praças e contato com a natureza. Não à toa, uma das primeiras palavras que ela aprendeu a falar em inglês foi “Park”.
Entretanto, como ela é muito novinha, algumas brincadeiras estão começando a fazer sentido agora para ela (como esconde-esconde), mas outras ela ainda nem se interessa. Ter a possibilidade de brincar fora de casa faz com que ela tenha interação com outras crianças e por muitas vezes elas acabam brincando juntas na areia. Constroem castelinhos de areia, colocam areia no caminhão, e assim por diante. Coisas tão simples, mas cheias de significado, criatividade e imaginação. Um dia desses, por exemplo, ela passou um tempão levando o caminhão de areia para o escorregador e escorregando com ele no colo.
2
Ela adora brincar na areia
salt_20180614_151152_322
Brinquedos mais comuns nos parques
1
Sempre em meio à natureza
salt_20180614_151251_387
Verde por todos os lados
salt_20180614_151328_824
Splash Pad para os dias quentes
salt_20180614_151721_734
Até com as árvores secas os parques são lindos
salt_20180614_151228_519
Brinquedos para uso de todos no tanque de areia

Importância de Brincar

Eu acredito muito que deixar a criança livre para brincar e se divertir só tem benefícios: estimula a imaginação, cria anticorpos, promove a socialização e principalmente faz com que a criança entenda a importância de cuidar do meio ambiente e da comunidade onde ela vive.
Para nós como pais, estar no parquinho com a nossa filha se tornou um momento de lazer e prazer para toda a família. Encontramos outros pais e mães, fazemos novas amizades, temos um tempo de qualidade em família e as energias são renovadas.
Mesmo depois de um dia de trabalho cansativo, com energia esgotada e cansaço, sentar com seu filho para brincar por 15 minutos é revigorante (e para a criança, aquele é o momento mais feliz do dia dela também).
Quando brincamos com nossos filhos, estamos dando a eles a oportunidade deles demonstrarem como enxergam o mundo e de criar sua própria realidade. Recordações estão sendo construídas no ato de brincar, e esse é o presente mais valioso que você pode dar ao seu filho: lembranças de uma infância livre e feliz!

Dani Vidal

Quer acessar mais posts sobre esse tema? Dá uma olhada nos blogs participantes do projeto aqui em baixo!
Anúncios

8 comentários sobre “Brincadeiras Comuns de Crianças no Canadá [Projeto Mães no Canadá]

  1. Amei teu post Dani e compartilho da mesma opinião em relação a brincar. Acho muito importante a criança ter essa oportunidade de brincar do lado de fora com segurança, de se sujar, de fazer novas amizades, etc. Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu sou de Florianópolis e sempre brinquei muito na rua, de areia e me sujando mesmo. Espero que o Thomas possa ter isso tbem. Eu gosto do jeito que as aulas para as crianças funcionam aqui e que tem bastante foco em brincadeira! Muito bom seu texto! Beijos

    Curtir

  3. Dani, como eu amo ler você, e estou amando ler todos os posts do projeto! Você me levou pra longe quando comentou da sua infância de “pernas raladas e pés sujos”! Dias desses ainda falei isso pra Alicia, que chegou em casa de joelho esfolado. Faz parte, quase como um “troféu” pela traquinagem! Amei.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s